Para 2023, é previsto que o Marketing Conversacional e a automação sigam em constante evolução, tornando-se mais avançados e completos.
Definido como uma abordagem de marketing que visa criar relacionamentos mais profundos e duradouros com os clientes, o Marketing Conversacional faz o uso de tecnologias de comunicação, como chatbots e mensagens personalizadas, que por meio de Inteligência Artificial estabelecem diálogos com os clientes.
Mas por que você precisa do marketing conversacional agora?
O Marketing Conversacional apresenta algumas excelentes vantagens, tais como:
- Aumento da satisfação do cliente, uma vez que ele não precisa esperar por um atendente para conseguir obter informações ou resolver problemas;
- Redução do ciclo de venda, pois as conversas personalizadas servem para qualificar, instruir e convencer os leads de forma mais eficiente;
- Melhoria da taxa de conversão, pois as conversas podem oferecer soluções personalizadas e adequadas às necessidades e preferências dos clientes;
- Otimização do tempo e dos recursos, pois as conversas podem automatizar tarefas repetitivas e liberar os colaboradores para atividades mais estratégicas.
Além disso, a tendência para 2023 e os próximos anos no uso do Marketing Conversacional é de:
- Maior utilização de chatbots e novas tecnologias: Uma tendência esperada é que o uso de chatbots e assistentes virtuais, integrados com outras tecnologias, como inteligência artificial, machine learning e big data, se torne ainda mais difundido. Espera-se que mais empresas adotem essas tecnologias para interagir com seus clientes e consigam resultados mais precisos;
- Personalização em larga escala: Um dos principais objetivos de utilizar a estratégia do Marketing Conversacional é, por meio da personalização, estabelecer relacionamentos mais significativos e duradouros com os clientes. Esses relacionamentos são construídos com as técnicas do Conversacional e é possível obter um atendimento mais humanizado, conseguindo assim mais informações sobre o perfil de seus clientes, esclarecer dúvidas em tempo real, melhorar a agilidade dos atendimentos, entre várias outras vantagens. Espera-se que a personalização ocorra de forma mais aprimorada através de soluções de automação permitindo que as empresas criem experiências personalizadas em larga escala.
- Uso de voz: Visando proporcionar uma experiência mais humanizada ao cliente, o uso da voz no Marketing Conversacional é uma tendência que faz o uso de interfaces de comunicação baseadas em som. O uso dessa tecnologia é possível graças ao avanço da inteligência artificial e do reconhecimento de voz, onde as empresas conseguem criar soluções que permitem aos usuários interagir com as marcas por meio de comandos de voz, assistentes virtuais, entre outros recursos.
Conclusão
O Marketing Conversacional aparece como uma estratégia muito importante para as empresas em 2023 e pelos próximos anos. A constante evolução do Marketing Conversacional e da automação mostra que a comunicação entre empresas e clientes se tornará ainda mais avançada e completa.
No Conversacional, que tem como um dos principais pilares estabelecer relacionamentos profundos por meio de diálogos personalizados, a utilização de tecnologias de comunicação, como chatbots e mensagens personalizadas será grandemente impulsionada pela utilização de Inteligência Artificial.
O Marketing Conversacional mostra-se como uma ferramenta indispensável para empresas que buscam se destacar em um cenário competitivo e em constante evolução.
Para saber mais sobre Marketing Conversacional me siga no Instagram e Linkedin .