News: Pesquisa confirma WhatsApp como o principal canal de comunicação para 86% dos vendedores

Presente em 99% dos smartphones brasileiros, o WhatsApp tem ganhado cada vez mais protagonismo para negócios.

É o que aponta a segunda edição da pesquisa Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD Station, com o apoio da TOTVS e da Tallos. O levantamento, que ouviu mais de 1.700 empresas de diferentes portes e segmentos de todas as regiões do Brasil, constatou que, para 86% delas, o WhatsApp é a ferramenta mais utilizada pelo time de vendas, aumento de 4% em relação à primeira edição (82%).

A comunicação cada vez mais rápida e assertiva reforça a necessidade da busca por soluções de marketing e vendas conversacional para profissionalização do uso da ferramenta. Dentre as empresas participantes do estudo, 58% afirmaram que usam o WhatsApp de forma ativa, ou seja, buscam os contatos com seus clientes por esse meio.

Em termos de frequência, 79% utilizam o canal diariamente para fazer follow-up das suas negociações. Nesse ponto, a pesquisa constatou uma grande quebra na gestão das informações. Embora um grande número afirme utilizar diariamente, apenas 21% têm o WhatsApp integrado com o CRM de vendas. Enquanto quase 80% não tem um processo bem estruturado para o registro dessas informações ou então registram apenas o que acham relevante no CRM.

Aumento da profissionalização no uso do WhatsApp

Com 120 milhões de usuários ativos, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil. Outra pesquisa — interna com a base de clientes da RD Station (cerca de 40 mil empresas) — destacou um aumento de 43% do número de contas utilizando o Botão do WhatsApp e de 90% utilizando a extensão de WhatsApp para CRM no comparativo entre 2022 e 2021. A eficiência também foi comprovada pelos resultados: as conversões cresceram quase 70% e os fechamentos de vendas aumentaram 40% no mesmo período.

Existem soluções de extensão gratuitas do mercado, que podem gerar vendas de até 40% a mais do que não utilizam. Por exemplo, 78% dos respondentes afirmaram que utilizam a versão profissional da ferramenta WhatsApp Business.