Como o Marketing Conversacional pode transformar o seu negócio

O que é o Marketing Conversacional

O Marketing Conversacional pode ser definido como uma abordagem de marketing que busca criar relacionamentos por meio de diálogos personalizados e genuínos com os clientes, utilizando chatbots e mensagens personalizadas. Ao contrário de outras abordagens, no Marketing Conversacional são empregadas interações bidirecionais. Mas o que são exatamente essas interações bidirecionais? O usuário tem a capacidade de interagir com o chatbot, por exemplo, e por meio de mensagens que se assemelham a uma conversa real, ocorre a construção de um diálogo, em vez de apenas exibir anúncios ou enviar mensagens unilaterais. Essas conversas são realizadas através da aplicação de Inteligência Artificial e tecnologias de comunicação, permitindo uma comunicação mais próxima e interativa com os clientes.

Um dos principais objetivos de utilizar a estratégia do Marketing Conversacional é estabelecer relacionamentos mais significativos e duradouros com os clientes por meio da personalização. Esses relacionamentos são construídos com as técnicas do Conversacional e é possível obter um atendimento mais humanizado, conseguindo assim mais informações sobre o perfil de seus clientes, esclarecendo dúvidas em tempo real, melhorando a agilidade dos atendimentos, entre várias outras vantagens. Além disso, utilizar essa estratégia pode resultar em melhor qualificação de leads para sua empresa, aprimoramento do processo de vendas e excelência na experiência do usuário.

O marketing conversacional é uma forma de se comunicar com os seus clientes de maneira personalizada, rápida e humana, usando ferramentas como chatbots, inteligência artificial e automação.

Fonte: Freepik

Essa estratégia pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, como:

  • Otimizar o tempo: o marketing conversacional reduz a perda de tempo tanto do cliente quanto da empresa, pois permite que as conversas sejam realizadas em tempo real, sem a necessidade de esperar por um atendente humano ou preencher formulários longos e chatos.
  • Maximizar o volume de leads: o marketing conversacional permite que você capte mais leads qualificados, pois você pode segmentar o seu público de acordo com o seu perfil, interesse e estágio da jornada de compra, e oferecer soluções personalizadas para cada um.
  • Obter dados do seu consumidor: o marketing conversacional permite que você colete e analise dados valiosos sobre o seu consumidor, como suas preferências, comportamentos, necessidades e feedbacks, e use essas informações para melhorar os seus produtos e serviços.
  • Gerar mais vendas: o marketing conversacional permite que você aumente as suas taxas de conversão e vendas, pois você pode criar uma conexão emocional com o seu cliente, mostrar o valor do seu produto ou serviço, e conduzi-lo até a decisão de compra.
  • Fortalecer a sua marca: o marketing conversacional permite que você crie uma imagem positiva e diferenciada da sua marca, pois você pode demonstrar que se importa com o seu cliente, que entende as suas dores e que oferece uma experiência única e satisfatória.

O marketing conversacional é uma tendência que veio para ficar, pois ele se adapta às mudanças de comportamento do consumidor moderno, que busca mais agilidade, conveniência e personalização nas suas interações com as marcas.

Além disso, a tendência para 2023 e os próximos anos no uso do Marketing Conversacional é de:

  • Maior utilização de chatbots e novas tecnologias
    Uma tendência esperada é que o uso de chatbots e assistentes virtuais, integrados com outras tecnologias, como inteligência artificial, machine learning e big data, se torne ainda mais difundido. Espera-se que mais empresas adotem essas tecnologias para interagir com seus clientes e consigam resultados mais precisos.
  • Personalização em larga escala
    Um dos principais objetivos de utilizar a estratégia do Marketing Conversacional é, por meio da personalização, estabelecer relacionamentos mais significativos e duradouros com os clientes. Esses relacionamentos são construídos com as técnicas do Conversacional e é possível obter um atendimento mais humanizado, conseguindo assim mais informações sobre o perfil de seus clientes, esclarecer dúvidas em tempo real, melhorar a agilidade dos atendimentos, entre várias outras vantagens. Espera-se que a personalização ocorra de forma mais aprimorada através de soluções de automação permitindo que as empresas criem experiências personalizadas em larga escala.
  • Uso de voz
    Visando proporcionar uma experiência mais humanizada ao cliente, o uso da voz no Marketing Conversacional é uma tendência que faz o uso de interfaces de comunicação baseadas em som. O uso dessa tecnologia é possível graças ao avanço da inteligência artificial e do reconhecimento de voz, onde as empresas conseguem criar soluções que permitem aos usuários interagir com as marcas por meio de comandos de voz, assistentes virtuais, entre outros recursos.

Conclusão

No Conversacional, que tem como um dos principais pilares estabelecer relacionamentos profundos por meio de diálogos personalizados, a utilização de tecnologias de comunicação, como chatbots e mensagens personalizadas será grandemente impulsionada pela utilização de Inteligência Artificial.

O Marketing Conversacional mostra-se como uma ferramenta indispensável para empresas que buscam se destacar em um cenário competitivo e em constante evolução.

Para saber mais sobre Marketing Conversacional me siga no Instagram e Linkedin.